
por
Antonella Rita Roscilli

News Sarapegbe 10 de junho de 2015
Corsino Fortes è o vencedor do Grande Prêmio Literário Vida e Obra atribuído pela Academia Cabo-Verdiana de Letras (ACL) para o 40º aniversário da independência de Cabo Verde, conforme anunciado pela organização.
O prémio será entregue na Cidade da Praia um dia antes das celebrações ddo dia 5 de julho próximo, data em que, há 40 anos, Cabo Verde deixou de ser colônia do Portugal.
Corsino Fortes, està hoje com 82 anos e encontra-se em Lisboa em tratamento médico, razão pela qual não esteve presente na cerimónia em que foi declarado vencedor do Prêmio, na presença do atual Presidente cabo-verdiano, S.E. Jorge Carlos Fonseca, e do anterior, S.E. Pedro Pires.
Em declarações à Lusa, Jorge Tolentino, poeta, escritor, membro da ACL e atual chefe da diplomacia cabo-verdiana, destacou o fato que a obra literária de Corsino Fortes é reconhecida a nível nacional e internacional, tendo a obra dele larga fortuna crítica seja no país que no exterior.
Salientando a decisão unânime do júri, que incluiu também David Hopffer Almada e Fátima Fernandes, igualmente membros da ACL, Jorge Tolentino destacou ele qual “poeta maior e figura incontornável da contemporaneidade literária cabo-verdiana e em língua portuguesa”.
Licenciado em Direito, pela Universidade de Lisboa (1966), Corsino Fortes presidiu à Associação dos Escritores de Cabo Verde (2003-2006) e é autor de algumas das mais significativas obras da literatura cabo-verdiana, destacando-se “Pão e Fonema” (1974) e “Árvore e Tambor” (1986) e “Pedras de Sol & Substância” (2001), livros de poesia reunidos na trilogia “A Cabeça Calva de Deus”, também de 2001.
Natural do Mindelo (ilha de São Vicente), onde nasceu a 14 de fevereiro de 1933, foi o primeiro Embaixador de Cabo Verde no Portugal, para onde seguiu logo após a independência, em 1975, tendo igualmente desempenhado cargos ministeriais em vários governos da primeira República (1975/91).
Para aprofundar sua poética, publicado nesta mesma Revista, destacamos o artigo “L’Arcipelago africano di Capo Verde nella Poetica di Corsino Fortes” de Ornella Gaudio:
https://www.sarapegbe.net/articolo.php?quale=6&tabella=articoli
© SARAPEGBE.
E’ vietata la riproduzione, anche parziale, dei testi pubblicati nella rivista senza l’esplicita autorizzazione della Direzione